DINÂMICAS PARA ENSINAR A LER E ESCREVER
RODA DAS RIMAS
1. Prepare uma caixinha decorada e coloque nela vários cartões.Nela deverão estar escritas palavras que possam ser rimadas com outras.
2. Coloque uma música e forme uma roda com os alunos;
3. Entregue a caixinha a um aluno e explique que elas deverão passá-la de mão em mão até que a música pare de tocar.
Quando isso ocorrer, deverão pegar uma palavra da caixinha e falar outra que rime com elaPOESIA CANTADA
1. Coloque uma música e distribua uma folha com a letra da música para cada aluno;
2. O aluno deve ouvir a música acompanhando com o dedo;
3. Para a música e faça perguntas que levem os alunos a completarem a frase.
4. Depois que responderem, peça para procurarem a palavra no texto impresso. “Dessa forma os alunos associam o que ouviram ao que está escrito.
BAÚ DE HISTÓRIAS
Dividir a sala em grupos e pedir para que cada grupo traga de casa vários objetos e que coloquem dentro de uma caixa ou baú. A medida que forem tirando os objetos da caixa o outro grupo deverá ir formando uma história.O grupo que conseguir criar a história mais criativa será premiado. O professor deverá escrever a história no quadro e trabalhar com todos os alunos.
HORA DA RISADA
Os alunos aprendem e se divertem lendo e analisando textos de humor. Leve para sala várias tirinhas com piadas, distribua para os alunos e peça para que cada um leia a sua piada. Escolha as piadas mais engraçadas e trabalhe o texto com discussão e interpretação. Com certeza eles irão aprender sorrindo!
Professor motivado, aluno interessado!
Hoje, a escola é diferente. O professor não é mais o detentor absoluto do conhecimento, nem o estudante está passivo a tudo. As relações são de troca, divisões de experiências e descobertas realizadas pelo grupo. Isso tudo só acontece se houver motivação. Cabe ao professor observar os alunos com cuidado para saber como despertar sua curiosidade e seus interesses, descobrir de que maneira cada um aprende, como o raciocino progride e em que ponto está em seu desenvolvimento. Assim caminharão juntos em busca de novos conhecimentos e de uma aprendizagem mais significativa.
Motivação na Aprendizagem
Qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-lo. Dicas que ajudarão a superar com mais facilidade os problemas enfrentados no dia-a-dia da escola. Vamos conferir?
1. Dar tratamento igual para todos os alunos;
2. Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola;
3. Mostrar para o aluno que ele pode contar sempre com você;
4. Ser paciente e compreensivo com o aluno;
5. Procurar sempre elevar a auto-estima do aluno;
6. Utilizar métodos e estratégias variadas e desafiadoras;
7. Manter sempre um bom relacionamento com o aluno;
8. Ter perspectivas positivas acerca do aluno;
9. Saber ouvir, não ridicularizá-lo jamais;
10.Mostra par o aluno que ele pode fazer a diferença, isto é, ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo.
SUGESTÃO DE LIVROS
Esses livros são encontrados na maioria dos acervos das escolas públicas e são bastante interessantes.
- Tum, tum, tum. Um barulho do corpo. Liliana Iacocca
- Caindo morto; Mamãe botou um ovo! . Lenice Bueno
- Tá faltando um dedo. Ana Maria Bohrer
- Da cabeça aos pés. Cristina Porto
- Menino de orelha em pé. Menino de nariz esperto. Ricardo Azevedo
- Eu e meu corpo. David Evans
- Os dez amigos. Ziraldo
DICAS PARA ENSINAR O ALUNO A PRODUZIREM BONS TEXTOS
Para que o educando produza bons textos, é necessário motivá-lo, deixando-o à vontade para que o faça de maneira espontânea. O educador deve valorizar toda a escrita produzida, levando a criança a discutir, mostrando seu ponto de vista.A produção de textos pode ser oral, escrita, utilizando recursos lúdicos como o teatro, os jogos e brincadeiras. Incentivar o educando não é uma tarefa fácil, mas utilizando recursos variados e adequados fica mais fácil de atingir os objetivos.
COLEGAS
BREVE PUBLICAREMOS NOVAS DICAS PARA VOCES