ASPECTO HISTÓRICO
A Escola Profª Leolina Nazareth Andrade, inaugurada em 18 de agosto de 1962 no municipio de Itajuípe- BA, oferece o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino. O nome Leolina Nazareth Andrade foi dado em homenagem a 1ª professora estadual do município de Itajuípe.
No dia 27 de agosto de 1962, foi escolhida para primeira diretora desta escola a professora Suraia Midley Joaquim Lisboa, fiel cumpridora do seu dever como educadora e colaboradora no servir à instituição primária em nossa cidade.
Na época da inauguração, a Escola era mantida pelo governo do Estado, que abarcava com recursos para manutenção, merenda escolar, material didático e proventos professores mas, atualmente ela é mantida pela Prefeitura municipal de Itajuípe. Tendo em vista, o decreto 7.254 de 20/03/1998, referente ao Convenio de Ação e Parceria Educacional Estado - Município, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Ananci Bispo, homologa o processo de Municipalização, passando a chamar-se Escola Municipal Profª. Leolina Nazareth Andrade..
Como escola Municipalizada, as atribuições relacionadas com a merenda escolar, caixa Escolar, PDE, verbas de suprimento, conservação do Patrimônio Escolar, ficaram sob responsabilidade do governo municipal com parceria com o governo do estado e MEC.
No ano de 2007, quando completou 45 anos, a escola recebeu várias homenagens de ex - alunos e professores, ressaltando a figura ilustre da Profª. Suraia Joaquim Lisboa exímia diretora dessa instituição durante muito tempo.
Unidade escolar Escola Municial Professora Leolina Nazareth Andrade
Endereço Rua Diógenes Vinhaes,nº 66
Telefones (73) 32381201
Cadastro no MEC/Inep Código: 29308984
Autorização de funcionamento
Ato de Criação: 2877
Diário Oficial: 08.07.03
Ato de Reconhecimento: 7254
Portaria de Municipalização Nº 7254 D.O. 20.03.1998
Classificação IDEB 2,9
Modalidades de ensino Ensino; Fundamental I
Nº de alunos 2010: 135 alunos
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA
A Escola funciona com 03 (três) classes no matutino e 02 ( duas) no vespertino, sendo assim distribuídas:
No turno matutino:
1º ano com a Professora kadja de Matos Freitas
2º ano , com a professora Regina Maria Barbosa Santos
3º ano\4º ano com a professora Vilma Marques .
No turno vespertino:
4ª série\5º ano, com a professora Patrícia Ramos Midley
PAA ( Programa de Aceleração da Aprendizagem – projeto Alfa e Beto) com a Profesora Kalica Ataya.
Assumiu a Direção da Escola Municipal Profºª Leolina Nazareth Andrade, em,01 de janeiro 2009, a professora Celivalda Gonzaga Coelho Dantas, funcionária concursada com vinte anos de atuação na área educacional da rede municipal de ensino .
Fazem parte do quadro funcional desta instituição,os servidores: Edna Damiana Souza dos Reis, como secretaria escolar, Josefa Nascimento dos Anjos como auxiliar de secretaria, Celino Gonzaga de Souza,como auxiliar de serviços gerais, Aldo Gonzaga e José Wellington Andrade de Moura como porteiros, Moisés Silva como vigia e como zeladoras Elisabete Santos, Marília Bento dos Santos e Ivone Maria Evangelista Farias .
No ano de 2006, foi implantado nesta Escola o Ensino Fundamental de Nove Anos. A turma do 1º Ano foi composta por alunos com idade de 6 anos. Professores e coordenadores foram preparados durante todo o ano letivo para atuarem nestas classes. Os encontros foram realizados em turno oposto ao do professor com duração de 3 horas quinzenalmente.
ESTRUTURA FÍSICA E DE RECURSOS DA ESCOLA
O prédio da Unidade escolar Professora leolina Nazareth Andrade possui as seguintes dependências:
• quatro salas de aula;
• 1 sala de reunião;
• 1 Cozinha
• 3 Sanitários masculino e 3 feminino
• Diretoria
• Secretaria
• Área de lazer descoberta( interna)
Recursos da unidade escolar
TV- 04, DVD- 04,Micro sistem- 04,Computador- 02,Impressora- 03,Caixa de som amplificada- 01,Data show com telão- 01,microfone- 01
PERFIL DOS ESTUDANTES
O corpo docente da Escola Leolina é composto por crianças oriundas, em sua maioria, do bairro Beira Rio , uma comunidade carente próxima da escola,, cuja moradia é bastante precária( barracos de tábuas) . Os alunos pertencem a famílias da classe menos favorecida, sendo que muitos pais estão desempregados, alguns são trabalhadores rurais ou biscateiros e a maioria das mães, quase sempre solteiras, trabalham como empregada domestica em casas de família. Muitas crianças são criadas pelos avós que levam uma vida difícil e desestruturada, a maioria dos alunos participam de projetos religiosos desenvolvidos por grupos evangélicos locais.
São muitas as dificuldades que permeiam o processo ensino aprendizagem dos alunos da escola Leolina podemos destacar a dificuldade financeira dos pais e a ausência da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos, que na maioria são criados sem limites e sem alguém que os oriente no lar. Os pais por sua vez relatam que apesar de acreditarem que a escola é importante para preparar o futuro dos filhos , não dispõem de estudos e tempo para acompanhá-los, tema que é bastante inquietante merecndo um estudo apurado, com vistas a minimizar o problema, pois quando a família se faz presente constantemente na escola, tendo contato com a gestão , com professores e funcionários ele fica mais inteirado de todo o processo, vendo de perto o comportamento do filho, orientando-o e incentivando- o em parceria com a equipe escolar.
O acompanhamento dos pais na vida escolar de seus educandos, é uma experiência positiva que muito contribuirá para reduzir os índices de violência, evasão, repetência e indisciplina constituindo-se em fator imprescindível para o sucesso no processo ensino aprendizagem.
PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO
A comunidade de entorno é formada por pessoas de classe média, geralmente funcionários públicos da Prefeitura ou da fábrica da Pênalti, com moradias providas de infra estrutura adequada, com acesso a educação , transporte, saneamento básico e segurança
O comércio local está em fase de crescimento e sempre, que possível, corresponde as demandas da escola em parceria com projetos de educação desenvolvidos.
A comunidade vizinha da escola Leolina participa e valida as ações da equipe gestora, fato que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Ressaltamos que o apoio e reconhecimento da comunidade de entorno é fundamental para o sucesso da gestão democrática da escola.
Entendemos que as parcerias são imprescindíveis no contexto escolar, pois facilita e enriquece o trabalho em todas as dimensões da gestão escolar.
O Projeto Político-pedagógico (PPP) da Escola Municipal Profª Leolina Nazareth Andrade, tendo como um dos objetivos principais, a busca por uma escola mais acolhedora, igualitária e cooperativa, onde todos tenham oportunidades de crescer e desenvolver-se de forma saudável, ativa e humana, deverá ser inicialmente entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Sua dimensão político-pedagógica pressupõe uma construção participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares. Ao desenvolvê-lo, as pessoas ressignificam suas experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos.
Ao iniciar a construção do projeto, inicia-se um processo de formação continuada da comunidade escolar, demanda que vai surgindo de forma mais evidente dada às características desse trabalho que por isso é, em si mesmo, político-pedagógico e formativo.
Aprende-se fazendo e, ao se fazer, aprende-se a (re) aprender. O conjunto destas (re) aprendizagens, reflexões, ações e relações somadas ao trabalho pedagógico, administrativo, financeiro e comunitário da escola – tudo registrado como resultado da leitura do mundo deve ser traduzido na forma de princípios, diretrizes e propostas de ação. E isso possibilita estruturar o PPP da escola, bem como organizar ou reorganizar o seu currículo.
NOSSA MISSÃO
Sermos os melhores naquilo que nos propusermos a fazer desenvolvendo projetos pautados pela inovação, pela qualidade e pela ética, que contribuam para a formação de uma sociedade mais educada, empreendedora e auto.determinada.
Pensando na missão da instituição escolar como um processo que resultou da necessidade de se estruturar o conhecimento e como um meio eficiente de transmissão de cultura acumulada, imprescindível à sobrevivência do indivíduo, é que foi instituída em 2005 a construção da Proposta Política Pedagógica da Escola Cidadã, visando uma escola pública de qualidade, construída pelos munícipes, a serviço da conquista, da formação e do exercício da cidadania onde tem seus princípios voltados para:
Educação de Qualidade; Inclusão Social; Participação Democrática; Cultura Regional.
Constituindo dessa forma uma escola onde todos possam ser respeitados nas suas particularidades e singularidades, onde a grande preocupação seja a de promover subsídios para a construção de um cidadão crítico, reflexivo, responsável e autônomo e que o fazer pedagógico esteja sempre preocupado em “mediatizar” o conhecimento, que os conteúdos não estejam prontos, mas que venham compor-se segundo as necessidades reais daqueles indivíduos que aqui vivenciam a aprendizagem, visto que se deve antever que o sujeito aprende a partir das suas necessidades e vivências. Piaget postula que “o sujeito não escolhe o seu meio e as condições de vida que lhe são oferecidas. Mas ele pode fazer ou não fazer, agir ou não agir.”
Portanto, é necessário propiciar aos educandos interações das mais diferentes natureza, pois se acredita que a diversidade e a heterogeneidade são os elementos privilegiados do enriquecimento do universo infanto-juvenil.
NOSSA VISÃO
A unidade escolar tem como visão a crença de que todos os educandos são capazes.
Acreditamos ainda que a capacidade de realização, inovação, empreendimento e liderança, são aspectos que devem ser validados pela equipe escolar visando a construção de uma sociedade mais justa, requerendo a conjugação de diferentes habilidades, competências, valores e atitudes pessoais que podem e devem ser desenvolvidas, principalmente por meio da educação".
NOSSOS VALORES
A equipe da escola Leolina considera de grande importância trabalhar a vivência dos valores, porque em muitos momentos nossa cultura valoriza muito mais o ter do que o ser e em conseqüência disso, temos uma desvalorização das questões humanas e uma inversão de valores.
Julgamos que os valores façam parte da essência humana e sua importância precisa ser despertada e semeada dentro de cada ser, justamente porque são eles, os valores, que motivam e enriquecem a nossa vida e nos ajudam a estabelecer relações e vínculos positivos em relação a nós mesmos e aos outros. Desta forma, oportunizaremos momentos de aprendizagem, vivência e integração, para todos vivenciarem no dia a dia da escola situações de harmonia consigo e com os outros como instrumento de sustentação. Experiência assim torna a escola um laboratório de experimentações fundamentais a nossa vida.
OBJETIVOS E METAS DO PPP
. OBJETIVO GERAL
• Vivenciar a Gestão Democrática, promovendo a participação da comunidade escolar, reconhecendo e experimentado de sua realidade para possibilitar o desenvolvimento integral e critico dos alunos, preparando-os para o exercício da cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Buscar investir nas relações interpessoais acreditando ser uma das condições essenciais de garantia de qualidade de vida e da educação;
• Exercitar a democracia e a cidadania através do movimento de ação-reflexão-ação, buscando a participação e o comprometimento do grupo traçando metas e alcançando objetivos;
• Descentralizar as decisões para que todos construam e executem coletivamente uma proposta educativa baseada na realidade;
• Introduzir questionamento visando a mudança nos procedimentos e atitudes da comunidade escolar, ao longo do processo ensino aprendizagem;
• Planejar e executar projetos, envolvendo pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local ;
• Melhorar o processo de ensino e aprendizagem de modo que os alunos usufruam da escola para aprender, construir, crescer e conviver;
• Proporcionar situações de aprendizagem, vivenciando os valores morais e auxiliando os indivíduos na formação de uma sociedade mais justa e humana.
NOSSAS METAS
• Acompanhar e avaliar o PPP, com 100% da comunidade escolar, e pelo menos 50% dos pais.
• Alfabetizar 95% dos alunos das séries iniciais.
• Executar projetos para atingir 100% dos alunos com dificuldades de aprendizagem e de indisciplina.
• Atingir o percentual de pelo menos 95% dos pais na escola.
• Trabalhar valores 100% para auxiliar na formação de hábitos morais dos alunos.
NOSSAS AÇÕES
• Elaborar um planejamento quinzenal, baseados em projetos didáticos, com o objetivo de socializar a criança e desenvolvê-la em seus aspectos motores, afetivos e cognitivos.
• Promover diariamente um momento específico em sala, onde os alunos possam opinar, argumentar, eleger ou decidir questões referentes ao seu desenvolvimento.
• Realizar reuniões bimestrais ou ao final de cada unidade com os pais, buscando incentivar a parceria destes com o trabalho pedagógico, bem como acompanhar os problemas (de aprendizagem e comportamento) até saná-los.
• Aperfeiçoar o sistema de comunicação entre a escola e a família daqueles alunos que se mantiverem ausentes por um período superior a uma semana, visando diminuir as dificuldades que possam existir na época do seu retorno.
• Construir um instrumento regulador, com a função de harmonizar as relações dentro do espaço da escola, onde cada um faça sua parte em benefício do todo (Contrato de Convivência).
A ESCOLA HOJE
A escola Leolina enquanto espaço público encontra-se de portas abertas para a comunidade funcionando de domingo a domingo No ano de 2009 foi lançado o PROJETO COMUNIDADE PRESENTE que tem como objetivo geral: Fortalecer a interação da escola com a comunidade, visando promover uma ação mais eficaz no processo de aprendizagem e elucidar a importância da participação como prática no processo de construção da cidadania. Além dos objetivos específicos abaixo relacionados:
• Desenvolver sub projetos pedagógicos envolvendo a comunidade escolar e local, através de ações(aulas públicas) que extrapolem os muros da unidade escolar
• Promover o contato dos alunos com diferentes pessoas e profissionais, que enriquecem os projetos de trabalho, tanto em termos de conceitos e informações como em termos de procedimentos e atitudes a serem desenvolvidas.
• . Desenvolver com a comunidade escolar estratégias de ação que promovam a socialização e a convivência, por meio de atividades culturais e de lazer.
• .Conscientizar a comunidade a ocupar melhor seus espaços de direito.
• .Sensibilizar a comunidade escolar da necessidade de ações que promovam prazer e motivação para o corpo docente visando descortinar a escola do sabor para então conquistarmos a escola do saber.
• .Promover articulação com parceiros locais (empresários, instituições religiosas, vizinhos etc.) na realização de projetos pedagógicos que enriqueçam o processo de ensinagem.
A Escola Municipal Profª. Leolina Nazareth Andrade, sob termo de responsabilidade cede seu espaço para realização de vários projetos da comunidade escolar e local. Aos sábados a igreja católica desenvolve atividades de catequese, aos domingos acontece um projeto de evangelização para crianças carentes através da igreja Congregacional. Nos finais de semana sempre cedemos o espaço para a comunidade vizinha da escola realizar: festinhas de aniversário , batizados, ensaios de grupos de dança, quadrilhas etc... Cedemos o espaço da sala de reuniões para eventos das secretarias de governo,tais como: Secretaria de Educação Municipal e cursos de capacitação educacional, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Departamento de Transporte,além de encontros de igrejas evangélicas locais. No turno vespertino cedemos duas salas de aula para o programa do governo Federal PROJOVEM. No turno noturno a escola atende aos alunos do Pré-Vestibular comunitário mantido pela Prefeitura Municipal.
Diversas instituições sempre solicitam da escola Leolina o empréstimo de equipamentos para a realização de palestras a exemplo de: caixa de som amplificada, microfone, data show, telão, dentre outros bens que são emprestados via termo de responsabilidade devidamente assinado pela pessoa responsável pela solicitação.
No ano letivo de 2010, o Projeto Comunidade Presente desenvolvido pela Escola Leolina ganhou nova dimensão. A equipe gestora com base em uma proposta pedagógica democrática e participativa busca enriquecer as atividades e projetos de aula com a participação de pessoas da comunidade que direta ou indiretamente possam somar com o desenvolvimento das ações educativas, objetivando dinamizar o trabalho pedagógico, validando a participação efetiva de convidados da comunidade em eventos como palestras, apresentações etc..., no ambiente escolar, por entendermos que muitas pessoas como pais , vizinhos , ex professores ,funcionários públicos como um soldado, um carteiro, um gari dentre outros tem muito a contribuir com a formação humana e cidadã de nossos alunos.
Como ação complementar da Escola temos o Projeto AABB, que objetiva socializar os educandos em seu convívio social. No ano 2009 Participaram deste Projeto 38 (trinta e oito ) alunos, em 2010 temos 30 alunos da Escola Leolina efetivamente matriculados no programa .
Quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB ) da Escola, no ano de 2005 foi de 2,2 percentuais. No ano de 2007 foi obtido o percentual de 2,9 e em 2009 permanecemos com o mesmo índice de 2007, estamos procurando melhorar cada vez mais o nível de aprendizagem e desempenho dos alunos eis mais um motivo para desencadearmos a pesquisa ação acerca da importância do acompanhamento da família na vida escolar dos filhos, objeto desse projeto de intervenção.
A escola Leolina é uma instituição responsável e segura no que transmite, empenha-se em melhorar o trabalho e desenvolve suas atividades primando por uma educação mais democrática, solidaria e humanizadora. Almejamos uma escola uma escola onde os professores tenham melhores condições de trabalho e condições de realizar a pós-graduação,uma escola em que os alunos se empenhem para aprender e sintam prazer em conviver.
Problemas que a escola possui: indisciplina por parte de alguns alunos, descomprometimento dos pais, famílias desestruturadas, falta de controle de classe por parte de alguns professores.
Avanços que a escola teve: melhoria no vínculo entre os membros da escola, os professores estão buscando mais conhecimentos e demonstrando maior interesse pela causa, reforço nos laços afetivos entre os segmentos. Parcerias firmadas com a vizinhança e comerciantes.